Resenha: Uma vida para sempre - Simone Taietti


Título: Uma vida para sempre
Autora: Simone Taietti
Editora: Novo século
Páginas: 351
Lançamento: 2014
Sinopse: Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida. Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação. As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo. Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu.


"A dor ensina. A dor protege. Ela pode trazer momentos muito ruins para nossa vida, mas o que seríamos sem ela? Pois bem, eu acho que sei um pouco sobre isso...".

Pensar em uma vida sem dor parece ser uma coisa incrível para nossas vidas, mas pelo contrário, não há benefício algum, e Ethel sabe muito bem disso. A adolescente de 17 anos tem CIPA (Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose), ela não sente nenhuma dor e também não transpira, parece simples mas isso leva a problemas muito maiores, por não sentir nada ela pode quebrar um braço que não vai perceber.

Ethel vive em um mundo cercado de zelos e cuidados de sua mãe super protetora, que acha que o convívio com pessoas doentes de alguma maneira só fará mal a sua filha. No hospital onde fica a maior parte do tempo ela construiu grandes amizades, dentre elas Vitor, um rapaz um pouco mais velho portador de leucemia. Lá esta as pessoas que fazem parte de sua vida, e que a entende o que sente, pois passam pelas mesmas coisas, não em questão a saúde, mas em relação aos sentimentos e visão sobre o mundo.

Em meio a tantas tristezas este não é o foco da leitura, não só a autora como os próprios personagens trazem uma reflexão sobre a vida e a morte, o quão difícil é as pessoas aceitarem que ela um dia vem, e o quão complexa ela é.  Em meio a tudo o que acontecia, eles apenas viviam dia após dia, fazendo com que a vida fosse muito mais que tudo aquilo.

"Você não precisa descobrir que está morrendo para começar a viver."

A narrativa é contada diariamente, onde Ethel escreve diversas reflexões e fatos a cada dia, uma escrita que cativa o leitor. É impossível não se envolver com a história e não se deixar levar com a emoção que ele passa, dentre lágrimas e sorrisos o que o livro proporciona é as melhores sensações possíveis.


Com um coração sensível, Ethel não escapa da intensidade de sentir seus sentimentos. O enredo acontece dentre o convívio com sua mãe super protetora, as saudades de seu pai, o afastamento de uma amizade que volta à tona, uma senhora companheira com a saúde afetada e um romance complicado.

Seus pensamentos e suas ações rodeiam questionamentos sobre a morte, e o fato das pessoas não gostarem do assunto sendo algo natural e inevitável sobre a vida de todos. Com a ajuda de seus amigos ela consegue levar esta mensagem as pessoas, para quebrar um tabu na sociedade e tocar o coração das mesmas.

"Há quem acredite que devemos esquecer os mortos. Esta ideia me assusta um pouco."

Meu amor por este livro vai desde a maravilhosa escrita até a profundidade que a trama conseguiu me atingir. Desde as primeiras páginas me empolguei para continuar a leitura mas com um aperto no coração por saber que logo ela acabaria, é difícil desfazer os laços com os personagens e aceitar que acabou. Me surpreendi muito com o final, mas não posso falar dele sem conseguir não deixar escapar um spoiler, e um sentimento pulsante em meu coração. Durante a leitura e principalmente depois de acabada meus pensamentos foram longe, refleti por muito tempo e me joguei na história como se a mesma fosse real.


Uma vida para sempre traz um sentimento e uma leitura tão espetacular que não há palavras capazes para que eu consiga me expressar o amor e a gratidão que tenho por ele, e claro a autora. Este já é o meu livro preferido, pois aborda um tema tão profundo de uma leveza inexplicável.

"E se você descobrisse que este é o seu último dia? Ou que tem apenas dois meses de vida? Não seria confuso, horrível e triste? E então haveria os estágios. A negação, profunda depressão, raiva e outras coisas. Questionaria Deus e sua existência. Mas aí você se daria conta de que o tempo está passando. E começaria a correr. Refletiria sobre suas ações e, de fato, viveria como se não houvesse amanhã. Diria aquilo que quer, amaria mais e com mais intensidade, perdoaria algumas pessoas e mandaria outras para o inferno, cujos chiliques aguentou por todas a vida apenas por respeito. Provavelmente gastaria mais do que pudesse pagar. Faria aquela viajem incrível. Visitaria um asilo ou um orfanato e perguntaria a si mesmo: "Por que diabos eu não fiz isso antes?". Sentir-se-ia um perfeito idiota. Entretanto, iria se convencer de que fez o que pode e então deixaria esta terra. Porque é assim que as coisas acontecem e essa tal de morte é inevitável. Mas viver, meu amigo, é  opcional. Você pode escolher se quer apenas se arrastar pela sua triste existência ou fazer algo de valoroso. Então, escolha e faça de uma vez, porque eu ainda acho que são sortudos aqueles que sabem quando vão morrer. Eles aproveitam. É preciso lembrar que a morte geralmente vem desacompanhada de aviso prévio. E, aí? Vão se apenas planos então?".

 


A arte do design do livro tanto na capa como todo em si, é muito linda e de encantar qualquer um, me apaixonei de cara por tanta fofura composta, sem contar no marca páginas que é uma graça.

O livro foi cedido por a autora em parceria com o blog. Achei linda e amei a mensagem escrita por ela, com certeza a leitura me trouxe os melhores e mais sinceros momentos. Simone Taietti, uma grande apaixonada pela escrita tem este como o seu primeiro livro publicado, e espero que publique mais para contribuir no enriquecimento da literatura brasileira, com tamanho talento não pode deixar de nos proporcionar mais prazerosas leituras. 

Agradeço imensamente a autora e dou os meus parabéns pelo livro mais lindo que já li em minha vida, esta oportunidade de lê-lo foi a melhor que pude ter, irei sempre relê-lo pois afinal vale a pena, recomendo a todos que experimente e embarque neste turbilhão de palavras com sentimentos.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi boa tarde! Amei o livro,vc resenhou muito bem,
    Dá até vontade de ler.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da resenha eu vou comprar este livro já esta na minha lista de compras ...e o nome dele é lindo diferente né bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh compra sim Sadhia, vale a pena viu, é muito lindo. Beijos

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha, e que história emocionante, é uma lição de vida #adorei

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito linda a história, e imagino que propõe sim muitas reflexões. A resenha já foi cativante, imagine o livro inteiro. Gostei muito mesmo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jussara, traz muitas reflexões sim, é maravilhoso haha. Beijos

      Excluir
  6. Você não precisa descobrir que está morrendo para viver.

    Adorei.


    Beijos

    Mari do Like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase é muito marcante pra mim, uma das melhores haha. Beijos

      Excluir
  7. ai o livro deve ser lindo mesmo né? eu amei a capa e pelo titulo do livro eu já me apaixonei

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa dele é realmente muito fofa, e o conteúdo é melhor ainda haha. Beijos

      Excluir
  8. A resenha chamou a tenção para o livro, Muito legal a forma com que você a escreveu, ele tem um historia bem tocante e você nos passou muito bem isso. parabéns!
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz de ter gostado. O livro inteiro é muito tocante. Beijos

      Excluir
  9. Oiii
    Nossa que resenha boa de ler.
    adorei e fiquei com vontade de comprar para ler.
    muito bom.Bjs
    http://www.vocechicbonita.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A resenha já e muito chamativa imagina o livro inteiro show bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem ?
    Gostei da resenha, parece ser um livro muito bom, com um tema bem reflexivo.
    Legal que ele tenha essa leveza, pode ser que eu leia esse livro qlq hora. Valeu a dica, bjos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, estou bem sim e você? Leia sim viu, recomendo de todo meu coração, é uma leitura bem tranquila. Beijos

      Excluir
  12. È bastante interessante essa narrativa, uma reflexão de como vc encara a morte e a realidade em vida, um bom livro pra se ler....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um tema em que muitas vezes evitamos de se falar, muito reflexivo o livro. Beijos

      Excluir
  13. Oi flor tudo bem?
    amei sua resenha, um livro que traz a refelxão de como encarar a vida, a sua resenha faz com que queremos continuar lendo, fiquei curiosa pra saber o final beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, estou bem sim e você? Muito obrigada, ahh leia sim viu, tenho certeza que você vai amar. Beijos

      Excluir
  14. Ameeei sua resenha, completíssima! Fiquei morrendo de vontade de ler! Vai pra minha wishlist!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. o livro parece ser muito bom
    adorei sua resenha, mas pena que não faz muito meu estilo de leitura
    mas como sempre temos que estar aberto a sugestoes
    eu vou adiquirir para ler tambem pois a historia parece ser bem interessante apesar de não gostar do genero
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas quem sabe com este livro você começa a gostar hahaha, leia sim viu, ficarei muito feliz. Beijos

      Excluir
  16. Todas as resenhas que leio desse livro só falam maravilhas desse livro e a cada instante minha vontade de lê-lo só aumenta.
    A história parece ser muito linda e emocionante.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh então leia sim viu, garanto que vai amar, a história é linda. Beijos

      Excluir
  17. Parabéns pela sua resenha que foi maravilhosa, me emocionou bastante.
    Primeiro me encantei com a capa do livro que sem dúvidas é linda.
    Depois comecei a ler sua resenha, tinha frases tiradas do livro que me tocaram profundamente.
    Ando sem tempo para ler, mas fiquei louca para comprar e guardar para ler depois.
    Obrigada por compartilhar tanta emoção com a gente.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz de ter consguido passar um pouco da mensagem do livro. A capa atrai muito, e o conteúdo surpreende, as frases retiradas são profundas demais e que nos fazem refletir muoto sobre a vida. Leia sim o livro, garanto que vai gostar muito e ter maravilhosos momentos. Beijos

      Excluir
  18. A resenha ficou muito boa,agora em questão ao livro eu ja quero ele parece ser daqueles que você só desgruda quando acaba
    A historia em si parece ser muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem quando acaba da vontade de desgrudar haha da uma dó de ter terminado. É uma história linda. Beijos

      Excluir
  19. perfeita sua resenha apaixonada pelo livro eu quero

    ResponderExcluir
  20. Resenha super bem feita,deu até vontade de ler esse livro. Parabéns!
    Bjks
    www.robertadiniz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Que legal é bom ler um livro em que gostamos
    de ler por que tudo flui
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a leitura fica mais gostosa e lemos com muita rapidez haha. Beijos

      Excluir
  22. Falar sobre a vida é fácil, o problema é ler, ouvir ou até mesmo falar sobre a morte, quase ninguém aceita essa fatalidade ... Pela tua resenha pude perceber que o assunto é levado de forma suave, sem dramas, e isso é muito bom numa leitura ... Porque nos faz entender que a vida por mais longa que nos pareça, ela pode ser breve. Então devemos viver plenamente, sem muito stress porque abrevia nossa convivência entre os que amamos ...

    Gostei dessa indicação Ulhyana!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim e esta mensagem que o livro transmite. Uma forma de incentivo a viver nossas vidas da melhor maneira possível, pois quando a morte vier não terá outra oportunidade, simples assim, embora seja complicado lidar com ela. Beijos, fico feliz de ter gostado!

      Excluir
  23. Vou comprar esse livro só para a mocinha aqui de casa ler, pois ela adora esse tipo de leitura e chora de alagar a casa (risos)
    Gostei do post e a resenha ficou 10

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha ah então compra sim pois ela vai chorar bastante com esse, muito lindo. Obrigada. Beijos

      Excluir
  24. Great post
    Would you like to follow each other? I'll follow back after it.

    Www.miharujulie.com

    ResponderExcluir
  25. Que lindo, uma história emocionante
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oláá!

    Eu não conhecia o livro, mas assim que o vi por aqui comecei a sentir uma curiosidade, pois a capa chamou minha atenção, acredito que pela combinação de cores.
    Sua resenha serviu para aumentar ainda mais esta curiosidade, sinto como se já tivesse lido inúmeros comentários positivos sobre ele, tamanha é a empolgação que estou *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh combinação de cores da capa o tornou muito atraente. Ahh que máximo haha, leia o livro, ficarei muito feliz, sua empolgação vai aumentar ainda mais. Beijos

      Excluir
  27. Oii, tudo bem?
    Parece ser muito bom esse livro, gostei da capa bem fofa e da sinopse tambem.
    Amei o post!
    Bjs da Mary
    ♥♡♥♡♥♡♥♡
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Parece ser muito bom esse livro, gostei da capa bem fofa e da sinopse tambem.
    Amei o post!
    Bjs da Mary
    ♥♡♥♡♥♡♥♡
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, estou bem e você? Ahh que bom que gostou viu. Beijos

      Excluir
  29. Só pela capa ja me apaixonei, muito linda!
    Gostei muito do nome da protagonista da historia, super diferente!
    um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas apaixonadas então haha, leia o livro viu. Beijos

      Excluir
  30. Parece ser bem bom!! Bem reflexivo!! Muito bom o contexto!! Vou procurar!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traz uma intensa reflexão, procure sim, ficarei muito feliz. Beijos

      Excluir
  31. oiii
    Muito boa resenha. Não é meu tipo de leitura, mas tenho certeza que muitos gostam.
    www.atelierarteunica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Já tinha visto esse livro na livraria, gostei da capa, mas confesso que nunca li. A resenha ficou muito boa, tem uns quotes bem interessantes. E a proposta do livro é muito bonita. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Alice, os quotes do livro são muito inspiradores, é um livro que vale a leitura. Beijos

      Excluir
  33. Livro lindo e comovente. Amei sua resenha, já quero ler este livro. Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim viu, ficarei muito feliz. Obrigada, a você também. Beijos

      Excluir
  34. Não conhecia a autora nem o livro, parece interessante.

    www.fikesperta.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário